O tal jeito coxinha de ser

Os significados e usos da expressão coxinha já foram amplamente pesquisados e discutidos nos últimos anos. Muito popular na capital paulistana, a expressão – que antes era utilizada para designar apenas os policiais militares – ganhou aderência entre a população jovem que a usa para definir uma pessoa privilegiada que olha apenas para o próprio umbigo. Não pegou o sentido da coisa? Dá uma olhada no tumblr Troféu Coxinha de OuroTipos de coxinha ou no dicionário coxês-português. Ou ainda, assiste o vídeo auto explicativo pra quem não sabe o que é coxinha:

Eu concordo com a crítica feita no vídeo sobre pessoas que reclamam apenas das injustiças que afetam diretamente suas vidas ou têm opiniões superficiais sobre questões graves como maioridade penal e pena de morte. Também entendo a brincadeira com as expressões que os supostos coxinhas usam – não gosto de várias, como partiu, churras ou facul…).

Mas acredito que precisamos pensar um pouco antes de sair por aí condenando colegas e desconhecidos por suas práticas coxinhas. Quer dizer que podemos viajar para a Europa mas não espalhar a conquista por aí porque é piegas? É permitido gostar de bandas e cantores mas não dizer em voz alta porque é muito popular? Ou trabalhar em um ambiente corporativo, ir direto pra casa e assistir novela, mas contar pros amigos que fez um programa alternativo, só pra não parecer conservador?

Não existe atitude mais coxinha do que julgar os hábitos e gostos das outras pessoas. Nela está implícito o quão importante é pra você, crítico, ser o primeiro a saber de uma novidade ou descobrir a música da vez. E, enquanto você gostar ou não achar algo que julga melhor, o objeto de afeição é válido – um segundo depois, virou coxinha. Essa é a busca, cada vez mais frequente e paradoxal, da exclusividade. Em um mundo pasteurizado por um feed de notícias que todos leem e comentam, cada um pensa ter o comentário mais interessante para o assunto e se a frase do colega parece faltar conhecimento ou inovação, condenado está.

Sejamos mais tolerantes com as diferenças, até porque, coxinha pode ser popular mas é o melhor salgado do mundo :)