O Escritor Fantasma

Eu vi “O escritor fantasma” pela primeira vez em 2010, em uma sessão de cinema Cult. O filme não foi muito divulgado aqui no Brasil, mas é um puta ótimo filme, tanto que ganhou Prêmio do Cinema Europeu de Melhor Filme(2010). Ele tem o  roteiro baseado no livro de mesmo nome de Robert Harris e foi dirigido por Roman Polanski.

Escritor Fantansma¹ é o trabalho do personagem de Ewan McGregor (que não tem nome, apenas Escritor Fantasma mesmo), que tem a grande oportunidade da sua vida ao receber o pedido de completar as memórias do ex-primeiro ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan). Adam Lang vive uma espécie de exílio nos Estados Unidos e é muito criticado por ter autorizado a prisão e tortura de suspeitos de terrorismo.

O escritor fantasma viaja para entrevistar Adam, e percebe que o projeto já iniciou condenado, pois seu antecessor – McCrea, havia morrido em um infeliz  estranho acidente.  Começam a aparecer muitas acusações e suspeitas de que McCrea teria sido assassinado, então o escritor fantasma passa a temer sua própria vida e fica ‘paranoico’.

A atuação de Ewan McGregor é tão surpreendente que fez com que eu me sentisse parte da história. É um filme que fica na sua cabeça dias após assistir e te faz entender melhor as loucuras, traições e mentiras do mundo literário.

o-escritor-fantasma-01

O-Escritor-Fantasma-capa-1

Escritor Fantasma¹:  é como se chama a pessoa que escreve uma obra ou texto e não recebe os créditos de autoria. Os créditos ficam com a pessoa que contrata o trabalho.