NaNoWriMo

Nano quem?

NaNoWriMo ou National Novel Writing Month (Mês Nacional Para Escrever Romances), é um projeto que incentiva a escrita criativa voltada para aqueles que sempre quiseram escrever um livro.

“Ah, um dia eu vou escrever um livro…”

Se identificou? Esse dia chegou! Melhor ainda, um mês inteiro dedicado à resolução desse problema. O projeto começou em 1999, com cerca de 20 participantes e hoje atinge mais de 200.000, deixando há muito de ser apenas nacional.

A proposta é simples, escrever 50 mil palavras de uma nova história entre 1 e 30 de Novembro. Claro que só o primeiro rascunho, ninguém espera que você comece, termine e revise um livro em tempo tão curto, mas durante este mês vai receber incentivo, dicas e participar de um verdadeiro desafio para finalmente colocar no papel o sonho de escrever.

tumblr_mtjhu5H9Le1rn919wo2_250Simples, não fácil, ainda mais para quem não tem prática, tirar as 1.667 palavras diárias do nada é sofrido, já  quem tem a história que deseja contar toda estruturadinha na cabeça deve conseguir com mais facilidade cumprir as metas. Lembrando que são aceitos somente romances inéditos e de autoria única.

O NaNoWriMo não é uma competumblr_mtjhu5H9Le1rn919wo4_250tição, não há premiações, depois que sua história estiver pronta deve ser submetida para validação. Você recebe um certificado de participação, alguns descontos em programas parceiros, artes para camisetas e só.

Só não. O maior prêmio é ter conseguido escrever sua história em tão pouco tempo. Você se sentirá o maior vencedor de todos.

Para encorajá-los, vale sempre lembrar:

“O primeiro rascunho de qualquer coisa é sempre uma porcaria”
– Ernest Hemingway

Para se cadastrar e saber mais sobre o projeto, é só acessar: http://nanowrimo.org/