The Lizzie Bennet Diaries

É uma vergonha, eu sei, mas ainda não li Orgulho e Preconceito. Amo o filme de paixão, está com certeza no meu top 10 filmes mais fofos/românticos, no entanto meu box da Jane Austen permanece intocado. A Amanda é fã da autora e escreveu sobre o livro essa semana, você pode relembrar aqui.

The Lizzie Bennet Diaries é uma adaptação contemporânea da obra mais famosa de Jane, retratando como seria se a família Bennet vivesse hoje e sua personagem principal, Elizabeth, vlogasse. A série foi adaptada e produzida por Bernie Su e Hank Green, e foi disponibilizada na integra pelo seu canal no Youtube.

Lizzie Bennet

A primeira modificação está no número de irmãs Bennet, que foi reduzido de 5 para 3, além da dificuldade de manejar mais duas personagens, hoje as famílias raramente tem mais que três filhos. Ashley Clements, Laura Spencer e Mary Kate Wiles vivem o trio de irmãs, nenhuma delas é estreante, mas não são atrizes conhecidas pelo grande público.

Lizzie é uma caricatura da jovem atual, com 24 anos ainda mora com os pais, pensa em mudar de vida, mas isso só depois de terminar a faculdade. É uma boa aluna, leva os estudos à sério e parece ter muito tempo livre. Ela recusa oportunidades de emprego por julgá-las não muito dignas, e estarem aquém de seu trabalho dos sonhos. Isso traça um paralelo com a versão original, onde Lizzie recusa pedidos de casamento por não estar apaixonada.

Em certo ponto dá uma raivinha da protagonista, seus pais estão endividados, a irmã mais velha e ela mesma afundadas em dívidas educacionais e tudo que a dondoca faz é reclamar que a mãe está em busca de um genro rico, enquanto ela espera sentada e gravando seus vídeos. Há quase duzentos anos um casamento de conveniência até poderia ser a única saída da família, e da mesma forma que as moças esperavam um noivo cair do céu, Lizzie parece aguardar por um milagre. Por favor Lizzie, mexa essa bunda magra!

A série possui 100 episódios(que assisti nas duas últimas semanas), cada um com duração de 3 a 8 minutos. Os principais acontecimentos do livro são transformados em diálogos rápidos e atuais, mostrando que Jane Austen era uma autora visionária que escrevia sobre dramas atemporais, e por esse motivo sua obra jamais irá morrer.

Cada um dos personagens tem sua própria conta no Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest e alguns também possuem canais individuais no Youtube. Inclusive, a irmã mais velha Jane trabalha com moda, e seus looks lindos estão disponíveis no Lookbook.

Tudo construído de uma forma tão cuidadosa que algum desavisado pode até pensar que se tratam de pessoas reais.

A série foi um sucesso tão grande que seus produtores investiram em mais uma adaptação, na última segunda-feira estreou, também pelo Youtube, Emma Approved, baseada no romance Emma, adivinha de quem?