Dirigido por Zach Braff, Wish I Was Here promete encantar

Eu olho para o Zach Braff, lembro de Scrubs – mesmo nunca tendo assistido à série – e penso em um ator/personagem meio pateta.

Mas minha opinião mudou em apenas 4 minutos e 15 segundos, após ver o vídeo em que ele lança seu projeto Wish I Was Here na plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) KickStarter. De maneira direta, bem humorada, humilde e cheia de paixão (ela disse, encantada), Braff conta um pouco sobre sua experiência como diretor do filme Garden State (2004) e sobre como o longa representa algumas questões da sua juventude.

Dez anos depois, ele escreveu um novo roteiro com o seu irmão Adam Braff – dessa vez, sobre a vida na casa dos 30. Alguns investidores se interessaram em levar a história para as telonas, mas exigiam controle sobre a versão final, o que Braff recusou. O projeto ultrapassou a meta de arrecadar US$ 2 milhões em 30 dias – produção contou com a ajuda de 46,520 pessoas e US$ 3,105,473.

Na comédia dramática, Zach vive Aidan Bloom, um ator, pai e marido, que aos 35 anos ainda está tentando encontrar sua identidade e um propósito para sua vida. Ele e sua esposa estão passando por alguns problemas financeiros e Aidan gasta seu tempo sonhando com o cavaleiro espacial que ele sempre quis ser quando criança.

Quando seu pai doente já não consegue mais pagar a escola particular dos netos (com 5 e 12 anos), Aidan relutantemente concorda em educá-los em casa. Seguir o tradicional currículo acadêmico acaba sendo uma péssima ideia e ele decide criar suas próprias aulas. Ao ensinar os filhos sobre a vida e seus caminhos, Aidan acaba por se descobrir.

Podemos dizer que a verba arrecada no KickStarter foi muito bem aplicada na hora de contratar o elenco, que conta com Mandy Patinkin (Saul em Homeland), Kate Hudson, Joey King, Ashley Greene (Alice em Crepúsculo), Jim Parsons (The Big Bang Theory),  Donald Faison (Scrubs) e James Avery (Um Maluco no Pedaço) em seu último papel antes de falecer.

No site do filme é possível encontrar curiosidades dos bastidores, fotos, além de playlists exclusivas, indicadas por Zach.

Ainda sem tradução no Brasil, Wish I Was Here passou pelo Festival de Sundance em janeiro deste ano e estreia nos EUA em 18 de julho. Não consegui achar o trailer legendado, mas ainda assim é uma belezinha de ver: