Como Não Perder Essa Mulher

Título Original: Don Jon

Escrito, dirigido e estrelado por Joseph Gordon-Levitt, ao assistir o trailer a trama parece bem clara, o protagonista é um cara superficial viciado em pornografia, um dia encontra a garota perfeita que irá endireitá-lo.

Não se engane, o Don Juan moderno Johnny tem uma imagem idealizada das mulheres e das relações fomentada pela indústria pornô, seu modelo de mulher perfeita é como vê na tela de seu computador, e por isso leva pra casa cada dia uma garota diferente que só lhe traz mais frustração.

Ao conhecer Barbara (Scarlett Johansson), Johnny tenta se livrar do vício para viver plenamente o romance, mas ao contrário de seu ideal a moça é uma vaca manipuladora, que só quer controlar a sua vida.

Conforme sua história com Barbara se desenvolve, o protagonista também conhece Esther (Julianne Moore), uma mulher completamente diferente das quais convive e que passa a interferir em sua vida de uma forma que nunca quis, mas com certeza precisava.

Don Jon tem boas intenções, Joseph Gordon-Levitt é feminista e defensor da igualdade de gêneros, tenta colocar em seu roteiro as consequências do modelo de sociedade em que vivemos, seu antagonista como personagem principal é um exemplo de como nossas idealizações podem interferir em como enxergamos o outro e atrapalhar nossas relações.

Em entrevista à Ellen o ator e diretor falou mais sobre o assunto, não encontrei o vídeo legendado, mas você pode assistir em inglês aqui.