5 dicas de Neil Gaiman para jovens escritores

Se a Amora Literária tivesse um hall da fama, Neil Gaiman receberia um lugar de destaque. Em entrevista a Brandon Farley, o autor de livros de sucesso como O oceano no fim do caminho, Coisas Frágeis, Fortunately, The Milk e Lugar Nenhum, dá dicas interessantes para quem está começando agora a vida de escritor.

Não, meu povo, nós ficamos dentro de casa. Nós temos teclados. Nós temos a escuridão.
Não, meu povo, nós ficamos dentro de casa. Nós temos teclados. Nós temos a escuridão.

Ecoando EB White que declarou que “um escritor que espera por condições ideais sob a qual trabalhar vai morrer sem colocar uma palavra no papel”, ou Chuck Close, defensor de que “a inspiração é para amadores – o resto de nós apenas dá as caras e começa a trabalhar”, Gaiman argumenta que a verdadeira musa da escrita não reside na inspiração divina, mas na persistência incansável e força de vontade.

Hoje mesmo a Denise e eu estávamos conversando sobre a eficácia dos cursos de escrita criativa. Apesar de divertidas e inspiradoras, as aulas sã0 apenas um lembrete de que nós somos os únicos responsáveis por nosso texto, que só irá melhorar com muito treino. No entanto, não há mal nenhum em ouvir a experiência de quem é mestre em contar boas histórias. Por isso, separamos os cinco principais conselhos do autor:

1. Preocupe-se em colocar as palavras para fora.
Ninguém verá seu rascunho, ninguém liga para o rascunho. Você poderá arrumá-lo amanhã ou na próxima semana.

2. Se você apenas escrever quando estiver inspirado, você poderá se tornar um bom poeta, mas você nunca se tornará um romancista.
Você tem que escrever quando não está inspirado e você tem que escrever as coisas que não te inspiram. E o mais estranho é: daqui seis meses você vai olhar pra trás e não vai saber o que escreveu porque estava inspirado ou porque precisava ser escrito.

3. Basicamente, escrever é o processo de colocar uma palavra após a outra.
O importante é continuar escrevendo e terminar seus textos e projetos.

4. Saia da sua zona de conforto.
Se você gosta de fantasia e quer ser o próximo J.R.R. Tolkien, não leia fantasia. Tolkien não leu Tolkien, ele leu livros sobre filologia finlandesa. Leia coisas diferentes, aprenda coisas novas.

5. Conte a sua história.
É normal que um autor iniciante use as vozes dos autores que já leu mas, assim que possível, conte as histórias que só você pode contar. Sempre existirão outros autores, melhores ou piores que você. Mas você é o único você. Afinal, ninguém escreve uma história do Neil Gaiman como eu.

Abaixo você encontra a conversa, na íntegra (em inglês).