Dia Mundial do Autismo

Em  02 de Abril é comemorado mundialmente o dia  A, ou seja, dia mundial da conscientização do autismo. Acredito que vocês devem se lembrar de quando o Cristo ficou azul (em 2011), pois é, nesse dia todos são convidados a iluminarem suas casas, trabalhos ou pontos turísticos de azul e a vestirem-se dessa cor, como forma de apoio e colaboração com todas as famílias e autistas.

Estima-se (segundo a ONU) que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo, sendo quase 2 milhões de brasileiros. No Brasil o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e diabetes.

Afinal de contas o que é o autismo?

O autismo é  uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de construir uma realidade para si mesmo.
Ele apresenta sintomas que impedem ou dificultam o processo de aprendizado da linguagem, a comunicação e o laço social. Eles costumam ter dificuldades para responderem a perguntas ou a estímulos de outras pessoas(mesmo família), não costumam olhar nos olhos dos outros e vivem isolados, pois bastam-se a si mesmos.

Não é por causa dos sintomas que eles são menos amorosos ou fofos <3 (experiência de vida falando agora, rs).

Dá uma olhada na fofura, lindeza e inspiração que é esse vídeo (que é na verdade a introdução do site lightitupblue.org)

Não é lindo ver o mundo se unindo em prol de uma coisa boa? ( Agora em vez de Let It Go, de Frozen, estou com o Light It Up Blue há dias na cabeça!!) <3

Resolvemos participar, nós Amorinhas resolvemos “light it up blue” também! Aproveite e junte-se à gente!!

azul-amora-autismo

Gostaria de deixar a dica de um livro LINDÉRRIMO que estou lendo sobre uma menina com síndrome de Asperger(um tipo de autismo). Ele se chama Passarinha, e a autora Kathryn Erskine, conta a história de Caitilin, uma menina de 11 anos (totalmente gracinha) que perdeu o irmão – que era seu porto seguro – em uma tragédia e precisa aprender como viver sem ele e com suas limitações. Em breve você poderá ler a resenha aqui.

E se você quiser conhecer um pouquinho mais sobre o autismo, fica a dica dos melhores sites que eu usei para fazer uma pesquisa:

Revista Autismo | Autism Speaks (Inglês) | ONU (Inglês)