Quando li A Vida Secreta das Abelhas, não conhecia a autora Sue Monk Kidd, muito menos sabia que estava com um best seller em mãos, e cada uma de suas palavras me encantou. Um livro fluido com uma história triste e doce, embalada com amor e espiritualidade.
O encantamento foi ainda maior ao navegar pelas páginas de A Invenção das Asas, seu mais novo livro, que já chegou ao mercado destinado ao sucesso, indicado pela apresentadora Oprah em seu Clube do Livro em Janeiro já figura a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.
A história é contada pelo ponto de vista das duas garotas, no período de 1803 a 1838. Enquanto Sarah enfrenta as dificuldades das mulheres da época, quando era impossível ter uma profissão ou sequer demonstrar suas opiniões em público, Encrenca encara as crueldades da escravidão de perto. As duas se tornam amigas e criam um laço tão forte que nem mesmo o tempo e a distância podem desatar.
Cada uma à sua maneira, inventou asas para voar além de seu horizonte.
Sue Monk Kidd teve a ideia para esta obra quando conheceu a história das irmãs Sarah e Angelina Grimké, pioneiras abolicionistas que lutavam não só pela liberdade dos escravos, mas também pela igualdade entre raças. Como consequência de seu trabalho, e por precisarem ter voz entre a população, incluíram em sua luta também os direitos das mulheres.
Se você precisa errar, erre pela audácia.
Depois de muita pesquisa sobre a vida das irmãs e outras personalidades da época a autora foi capaz de traçar sua perfil, entrelaçando fatos e ficção compôs o caminho percorrido até que Sarah Grimké se tornasse uma das mulheres mais conhecidas nos Estados Unidos.
Você se rebela do jeito que pode.
A técnica de Sue é admirável, extremamente detalhista, ela consegue dar um tom diferente para cada uma das personagens, assim nos conectamos intimamente e sentimos seus anseios também em nossos corações. No final do livro a escritora conta sobre o processo de estudo e desenvolvimento e esclarece o que é historicamente comprovado e o que obra de sua imaginação.
Recomendo a leitura para quem quiser saber um pouco mais sobre este período histórico e para qualquer um que seja fã de uma boa história.
Título original: The Invention of Wings
Editora: Paralela
Número de páginas: 328
Cortesia da Editora