Você é o que você posta

Do momento em que acordamos até a hora de dormir estamos constantemente conectados: seja pelo celular ou computador, curtimos, compartilhamos, postamos, comentamos. São tantas interações virtuais em um ambiente supostamente particular que muitas vezes não percebemos como todo esse conteúdo pode impactar a nossa vida no mundo real.

Você é o que você posta (Eres lo que publicas) é uma campanha social criada no México com o objetivo de reduzir as consequências negativas que o uso inadequado das mídias sociais pode ter sobre o indivíduo. Essas consequências vão desde o isolamento social e dependência até crimes cibernéticos e problemas pessoais e empresariais.

No site da campanha podemos ver exemplos de posts perigosos e autodestrutivos:

Castigo eterno, eu odeio me chefe

Eu odeio segunda-feira, eu odeio meu trabalho, eu odeio tudo

Eu só quero dormir. I hate my job

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Não é preciso fazer uma declaração sobre quão insatisfeito você está com o seu trabalho, às vezes uma opinião é o suficiente para que você sofra as consequências, como foi o caso de Justine Sacco, relações públicas da IAC, empresa que controla serviços e sites como Vimeo e Tinder.

A executiva postou em seu twitter: “Indo para a África. Tomara que eu não pegue Aids. Brincadeira, sou branca!”.  A mensagem foi apagada pouco depois, mas não a tempo suficiente de evitar grande repercussão na internet e na imprensa internacional. A empresa classificou o comentário como “escandaloso e ofensivo” e Justine pediu demissão.

Além de perda de emprego, a campanha Você é o que você posta identificou outras consequências do mau uso das redes sociais, entre elas estão fraude, perseguição, extorsão e problemas de relacionamento.

Com o mote Precisamos de usuários responsáveis nas redes sociais, a campanha tem a missão de espalhar uma estratégia de prevenção e políticas de defesa cibernética através de meios de comunicação, mídias digitais, conferências, workshops e e-books – como o que está disponível para download no site.

Você pode ajudar fazendo uma doação para o Eres lo que publicas ou simplesmente moderando sua participação no mundo virtual e orientando amigos a fazer o mesmo.

Esse não é um post contra a liberdade de expressão, mas um convite ao debate e reflexão sobre o nosso comportamento na internet e a responsabilidade que cada post carrega. Um exercício válido para isso é pensar se você falaria em voz alta no seu ambiente de trabalho aquilo que vocês está compartilhando com o mundo numa página social. Afinal, você é o que você posta.