Guardiões da Galáxia

Minha crítica sobre esse filme poderia ser apenas:

Marvel <3 <3 <3 <3 <3 Marvel <3 <3 <3 <3 <3 Marvel <3 <3 <3 <3 <3 Marvel

Mas como não transmite toda a seriedade e profissionalismo (cof, cof) deste site, vou usar um pouco mais de palavras.

O que falar dessa turminha que mal conheço mas já considero pakas?

Os Guardiões da Galáxia são um grupo inusitado de heróis até pouco tempo quase inexplorado pela Marvel. Criados em 1969, apareceram nos quadrinhos algumas vezes ao longo das últimas décadas, mas nem de longe atingiram o mesmo sucesso de outros personagens.

Com alguns de seus astros presos em outros estúdios (Quarteto Fantástico, X-Men, Homem Aranha), a Marvel Studios começa a investir nos não-favoritos de forma brilhante, na certeza de lucrar trilhões de dinheiros (o próximo da lista é o Homem-Formiga).

guardioes-da-galaxia1Peter Quill (Chris Pratt), o único humano do grupo foi abduzido ainda na infância e faz a vida como ladrão intergalático, se autodenomina Star Lord, o perfeito anti-herói cheio de si que faz piada com tudo. Gamora (Zoë Saldana), é a mocinha nada inocente, treinada para matar. Rocket Raccoon (voz de Bradley Cooper), uma criaturinha diminuta, com inteligência extraordinária, resultado de experiências genéticas, seu companheiro Groot (voz de Vin Diesel) é um homem-ávore grandalhão que ninguém sabe de onde veio, e tem resposta pra tudo, embora a resposta seja sempre “I am Groot”. E por último Drax (Dave Bautista), apesar de não entender metáforas ou sarcasmo, apoia a equipe com seus músculos.

Mesmo que não muito bem intencionados no início, acabam por se juntar para defender o universo de uma grande ameaça. Como todo vilão padrão, Ronan (Lee Pace) tem intenção de destruir civilizações, só por que pode, começando por Xandar, planeta sede da força militar intergalática Tropa Nova.

As atuações são o ponto alto do filme, Bradley Cooper torna Rocket tão crível que esquecemos se tratar de animação digital, drama na medida certa e humor ácido que quase passa dos limites. Cada um dos heróis é tão divertido que eu não consigo decidir qual é o meu favorito, mentira consigo sim, I am Groot!

O visual é incrível, a maioria dos atores está irreconhecível, inclusive tive que dar uma olhada no IMBD pra descobrir alguns, mas nenhum sofreu transformação maior que Chris Pratt, que ficou uma delícia para viver o Senhor das Estrelas.

cp3
“Oi gata, lembra de mim?”

Atenção também para a trilha sonora escolhida pessoalmente pelo diretor James Gunn, a Awesome Mix Vol. 1 foi feita pela mãe de Peter, com as músicas que ouvia na juventude e são um ode aos hits dos anos 70 e 80.

Tocadas em um pré-histórico walkman, canções como “Hooked on a Feeling” (Blue Swede),  “Cherry Bomb” (The Runaways)  e “Ain’t No Mountain High Enough” (Marvin Gaye e Tammi Terrell) dão o tom de cada cena, fazendo a vez de uma personagem invisível que conecta tudo.

Guardiões da Galáxia é cheio de clichês e referencias cinematográficas, seja por citações ou homenagens discretas. Sem querer reinventar a roda ou explicar as origens do universo, a Marvel apresenta um novo ritmo em uma parte até hoje desconhecida de seu universo, e na certeza do sucesso garante o seu retorno antes mesmo dos créditos finais.

E o mais importante, diverte até o mais cético dos espectadores.