Amora Literária | Cultura como você nunca provou!

Assistimos no fim de semana #21

Denise

Frozen – Uma Aventura Congelante

Título Original: Frozen

As primeiras cenas de Frozen arrancam sonoros óun‘s dos espectadores por apresentar os personagens na plena fofura da infância. Na primeira canção das princesas minam lágrimas. E então você já pode perceber que fórmula perfeita da Disney ainda funciona.

A caçula Anna adora sua irmã Elsa, mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.

As princesas são lindas e cativantes, conseguem mostrar direitinho como é esse amor louco entre irmãs. Olaf (Fábio Porchat), o boneco de neve inocente que adora abraços quentinhos e Sven, o alce viciado em cenouras são o escape humorístico da trama.

Considero as músicas pontos altos da animação, transmitem os anseios das protagonistas como só um clássico de princesas consegue, e assim como em Brave, o final feliz não está ligado ao encontro do príncipe encantado. É o conto de fadas totalmente atualizado.

O site PolicyMic listou os 7 momentos em que você pode ver claramente que Frozen é uma animação que quebra todos os padrões das princesas tradicionais, você pode ler em inglês aqui.

P.S.: Fique até o final, tem cena pós-crédito!

P.S.2: Quero um Olaf pra mim!

Questão de Tempo

Título Original: About Time

Questão de tempo fala mais sobre o valor que damos ao tempo do que sobre viajar nele.

Tim (Gui Weasley Domhnall Gleeson) acaba de completar 21 anos e como presente seu pai lhe conta que os homens de sua família têm a habilidade de viajar no tempo, as viagens se limitam aos acontecimentos de sua própria vida e ao passado.

O rapaz então usa suas habilidades para fazer pequenas modificações em sua vida, como aquelas situações constrangedoras que tanto gostaríamos de apagar. Ele também descobre as desvantagens do efeito borboleta, e como mudar o passado pode ser desastroso.

Ao se apaixonar por Mary (Rachel McAdams), Tim começa a enfrentar as decisões entre reviver cada momento para acertar, ou viver a vida com maior cuidado e apreciando cada dia único.

Questão de Tempo foi uma doce brisa no meu fim de semana, recomendo para quem quer descansar e sorrir.