20 anos de castelo Rá-Tim-Bum
Há 20 anos foi transmitido, na TV Cultura, o primeiro episódio de O Castelo Rá-Tim-Bum. A série, que narrava as aventuras de Nino, o “jovem” aprendiz de feiticeiro de 300 anos, teve 70 episódios planejados originalmente, e mais 20 encomendados depois que a série estreou.
Para homenagear o programa que ajudou a formar a geração dos anos 90, o designer editorial Thales Molina e o jornalista Victor Bianchin criaram o projeto colaborativo 20 anos do Castelo Rá Tim Bum por vários artistas.
Os 50 personagens e cenários escolhidos foram distribuídos entre 50 designers e artistas – “São pessoas com estilos, traços e preferências diferentes, mas cujo esforço coletivo levou a um projeto que é bonito e organizado”, explica Bianchin em entrevista ao Portal Imprensa.
Nino e seus amigos também foram tema do projeto de conclusão de curso de Bianchin e seu colega André Cid, produzido em 2007. O livro Raios e Trovões! Almanaque do Castelo Rá-Tim-Bum nasceu a partir de mais de várias visitas à TV Cultura, 60 entrevistas com os envolvidos no programa, documentos e o levantamento de mais de mil imagens.
Parte dessa pesquisa complementa as belíssimas imagens encontradas na fanpage. Curiosidades, pequenas histórias dos bastidores e da origem de cada pedacinho do Castelo que encantou nossa infância.
O Castelo Rá-Tim-Bum foi um marco tão importante na televisão que, também para comemorar suas duas décadas de existência, o Museu da Imagem e do Som – MIS SP recebe uma megaexposição especial a partir de 16 de julho.
A mostra fica em cartaz no espaço até 12 de outubro e pode ser visitada de terça a sexta, das 12h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. O ingresso custa até R$ 10. (Entrada Catraca Livre às terças)
Em uma das partes, estão as peças do acervo, como objetos de cena, fotografias, figurinos das personagens e trechos do programa que até hoje são hit, como “Lavar as mãos”, música de Arnaldo Antunes. O visitante também confere depoimentos gravados pelos atores do elenco original especialmente para a exposição.
Noutra, o público vai passar por uma experiência lúdica: entrar em 10 ambientes do Castelo Rá-tim-bum totalmente recriados para a exposição, como o saguão, a biblioteca e muito mais. Além disso, também estão na exposição os bonecos do gato Pintado, do monstro Mau, da cobra Celeste e das botas Tap e Flap.
Para completar a programação, aos finais de semana, as atrizes Rosi Campos (Bruxa Morgana) e Angela Dip (Penélope) apresentam espetáculos teatrais e, para quem gosta de desenho, é oferecida a oficina “Stop Motion: Ratinho Castelo Rá-Tim-Bum”, que leva o participante a conhecer melhor a técnica da massinha para animação, entre 13 de agosto e 5 de setembro.
Confira algumas ilustrações do projeto 20 anos do Castelo Rá Tim Bum por vários artistas. Qual você gosta mais?
7 comentários sobre “20 anos de castelo Rá-Tim-Bum”
Os comentários estão fechados.