* Por Paula Carolina
Ler pode se tornar um hábito, para não dizer vício, um pouco caro. Estamos sempre loucos pelos lançamentos, ou aquela edição especial do clássico que todo mundo ama. Então, para quem ama ler e está sem grana, vou compartilhar algumas dicas que acumulei por experiência própria.
Bibliotecas públicas – Procure se informar se na sua cidade há alguma biblioteca pública e como é o funcionamento da mesma. Como é o acervo, quantos livros podem ser emprestados por vez, se dá para renovar pela internet ou telefone. Na minha cidade o acervo da biblioteca municipal é muito rico, sempre tem títulos novos e também os livros clássicos, é a forma que eu mais uso como fonte de leitura.
Empréstimo entre amigos – Sempre temos por perto aqueles amigos que também amam ler. Converse mais com pessoas sobre livros no seu trabalho na sua escola/faculdade ou na família, dessa forma sempre dá para pegar algum livro legal emprestado e emprestar também.
Feira de troca de livros – Procure se informar se na sua cidade, escola ou bairro tem alguma biblioteca que faça feira de troca de livros. É uma boa opção para ter livros novos sem gastar nadinha!
Revistas – Siga algumas revistas que você gosta nas redes sociais, normalmente elas disponibilizam links com matérias mais antigas na íntegra.
Comprando livros sem muita grana – Se mesmo assim quiser comprar livros gastando pouco, sugiro procurar em sebos físicos e virtuais, esperar a promoção em algum site e ficar de olho com frete grátis.
Empréstimo entre bibliotecas (EEB) – Procure saber se na biblioteca que você frequenta existe o serviço de empréstimo entre bibliotecas. O serviço funciona assim, você solicita para sua biblioteca um título e ela faz o empréstimo da outra biblioteca e empresta para você.
Tem uma estante cheia de livros e acha que está na hora de fazer um desbaste? Também tenho algumas dicas para você!
Doe – Sempre falo muito para as pessoas doarem seus livros! Tem aqueles livros que amamos muito e que nunca vamos desapegar, ou aqueles livros que sempre queremos ter por perto para uma consulta futura. Aqueles que já não interessam tanto ou que com certeza não serão lidos por você uma segunda vez, doe! Pode parecer besteira, mas doações principalmente de literatura ajudam muito em bibliotecas públicas ou escolares. Procure uma biblioteca ou escola legal, que você perceba que seus livros serão bem utilizados e doe sem dó! Serão muito mais úteis do que servir para esconderijo de poeira na sua estante e deixará muitas pessoas felizes. Já quase não tenho livros em casa, a maioria eu doo e como trabalho em biblioteca vejo que vale muito a pena!
Sebo – Para fazer algum dinheiro com seus livros, tente vendê-los no sebo.
Feira de troca de livros – Procure se informar se na sua cidade, escola ou bairro tem alguma biblioteca que faça feira de troca de livros. É uma forma de desapegar dos seus livros e ainda ter mais alguns novos.
* Paula Carolina é leitora desde pequenininha sempre incentivada pelos pais e pela biblioteca da escola. Quando cresceu não teve como ficar longe dos livros e decidiu ser bibliotecária. Ama muitos autores mas seu autor favorito é Jostein Gaarder.