Amora Literária | Cultura como você nunca provou!

A lenda do boi falô

Gente descalça, sentindo o chão de terra batida. Crianças rolando na areia com os pais, misturando água e terra para fazer bolos deliciosos. Amigos conversando, perguntando da semana, enquanto novos visitantes se deslumbram com as pequenas delícias e mimos das barraquinhas.

Foi em um dia de sol e vento fresco que conheci a feirinha na Praça do Coco, em Barão Geraldo, Campinas. Tinha uma banda cantando covers de Legião Urbana, Nirvana e algumas músicas próprias. E foi passeando pelo lugar que encontrei o sr. Jacyro Bertozzo.

– Olá, vocês conhecem a literatura popular de cordel? Vão colocar no currículo escolar das crianças!

– Quanto é o livrinho?

– R$ 7, fui eu que escrevi.

– Vou levar um, por favor.

– Eu não tenho troco, vou fazer por seis pra você.

– Eu acho que tenho trocado aqui…

– Não, eu não faço isso pelo dinheiro, faço pra divulgar.

A identificação foi instantânea e selada pelo gosto pela leitura e cultura. Jacyro Bertozzo nasceu em Cosmópolis em 1937, mas foi criado em Campinas. É autor de vários livros em que explora a literatura popular de cordel, ou cururu.

O cordel é oriundo do nordeste. Ele veio da Europa, trazida pelos portugueses, teve sua propagação e grande aceitação pelo público, posteriormente veio para o sudeste, sul e demais regiões. O cururú é um trabalho feito praticamente nos mesmos moldes, com histórias em versos, de vários modos, quase sempre improvisados, cantados com viola em desafios, é muito usado nas modas caipiras.

O trabalho de Jacyro mistura um pouco dos dois estilos. O livro que eu comprei conta a  lenda do Boi Falô pras Bandas de Barão e é de uma simplicidade singela – acessível para todas as idades e repleto de cultura popular.

E com essa notícia anunciada agora,

Que foi exposta pelo Toninho sem parar,

Dizendo que ao colocar o tento na argola:

O boi se pôs com sua barriga a estufar;

E com um forte brado disse na hora,

 – “HOJE NÃO É DIA DE TRABALHAR”

Vale a pena dar uma passadinha na feira, que acontece aos sábados, das 10 Às 15 horas. Você pode conferir a programação e os expositores no blog: http://www.feirabarao.blogspot.com.br/

Se você ficou curioso sobre o cururu, dá uma olhadinha nesse vídeo, que conta um pouco da história e mostra um duelo de cantadores.