O segredo do meu marido, Liane Moriarty

O segredo do meu marido não é um título que facilmente me chamaria atenção, no entanto, por qualquer livraria física ou virtual que eu andasse, essa flor despedaçada me atraía como se dissesse: Leia-me! Leia-me!

Resisti bravamente em nome da minha infinita lista de títulos não lidos, até que este lindo site se tornou parceiro da Intrínseca e recebemos de presente um kit cheio de carinho. Como não havia mais desculpas, mergulhei no best-seller de Liane Moriarty para descobrir o segredo que um certo marido ocultava.
o-segredo-do-meu-marido-amora-literariaO livro tem Sydney (Austrália) como paisagem para histórias de três mulheres que acabam se cruzando.

Cecilia tem tudo sob controle, cuida da casa, das três filhas, do marido e ainda é uma representante da Tupperware de sucesso. É daquelas mulheres que estão sempre prontas para qualquer situação e nunca cometem gafes. Sua filha do meio, Esther é uma criança extremamente focada, e sua nova obsessão é o Muro de Berlim, a garota passa horas lendo e assistindo vídeos sobre o assunto enlouquecendo todos os moradores da casa. E é procurando um pedaço esquecido do Muro que Cecilia encontra uma carta, endereçada a ela, para ser aberta somente na ocasião da morte do marido.

Tess está feliz, é bem casada, seu filho de seis anos é um garoto esperto e carinhoso, e sua pequena agência de publicidade, aberta em sociedade com o marido e a prima Felicity vai de vento em popa. No fim de um dia de trabalho seus sócios a chamam para um reunião e anunciam que estão apaixonados. Com o choque pela traição, principalmente da prima que é também sua melhor amiga desde a maternidade, Tess se muda com o filho para a casa da mãe.

A terceira peça desse quebra-cabeça é Rachel, uma senhora que divide seu tempo entre a secretaria da escola Santa Angela e cuidar do neto Jacob, sua única alegria. A família de Rachel tem um passado trágico, sua filha adolescente fora assassinada, após 28 anos o caso permanece sem solução. Como um golpe final, a senhora recebe a notícia de que o filho e a nora estão de mudança para os Estados Unidos, levando seu netinho para longe.

A trama pode dar a entender que é apenas um chick-lit, mas é um romance realista adulto, cada personagem tem que lidar com seus próprios preconceitos, se adaptar às tristezas da vida e colocar à prova sua capacidade de lidar com a verdade.

A capa (tanto a brasileira quanto as estrangeiras) transmite bem a sensação de fragilidade das relações e de que a confiança, uma vez abalada jamais retorna à sua forma original.

o-segredo-do-meu-marido-amora-literaria-capas
Capas australiana, britânica e americana

Ainda não conhecia o trabalho de Liane Moriarty, e a primeira impressão é excelente. Muito detalhista, seu narrador onisciente constrói cada pessoa de forma íntima, quando uma personagem encontra outra em determinada cena, por exemplo, podemos perceber a diferença de como ela realmente é e de como é percebida.

Apesar de ter me identificado mais com a personalidade de Tess, sua participação acaba se tornando dispensável ao passo que os caminhos de Rachel e Cecilia se fundem. Cabe a ela o papel de observadora da trama principal. A insistente aparição do Muro de Berlim serve para dar perspectiva sobre o que são problemas reais e o que é possível administrar, mas fica um pouco cansativo, o livro se sairia bem sem os trechos.

Algumas pontas ficam soltas durante a narração e a autora trata de atá-las no Epílogo, onde revela pequenos segredos que mudariam o curso da vida das personagens. Um presente doce para findar essa história triste.

SELO SITETítulo Original: The Husband’s Secret
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 368