8 filmes inspirados em livros que estreiam em 2014
A música nunca parou
Inspirado em: “O último hippie”, estudo de caso de Um antropológo em Marte (Oliver Sacks)
Lançamento no Brasil: 17 de janeiro
Sinopse: Gabriel desaparece após um confronto com o pai. Vinte anos depois, Henry e sua mulher descobrem que o filho está em Nova York e que ele tem um tumor cerebral. Ao pesquisar sobre a doença, Henry conhece uma musicoterapeuta que pode ajudar o rapaz, já que ela fez grandes avanços com vítimas de tumores cerebrais por meio da música.
Um ótimo filme para os amantes da boa música, a trilha sonora é composta por Bob Dylan, Grateful Dead, The Beatles, The Rolling Stones e outros clássicos. Afinal, a música sempre pode te levar pra casa.
Quando eu era vivo
Inspirado em: A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli
Lançamento: 31 de janeiro
Sinopse: Após o fim do casamento e a perda do emprego, Júnior (Marat Descartes) retorna à casa do pai (Antonio Fagundes). Mas esta não é mais a casa de sua infância. Seu quarto agora é habitado pela jovem inquilina Bruna (Sandy Leah) e todo o ambiente lhe parece inóspito e opressor. No quartinho dos fundos, Júnior encontra objetos estranhos que pertenciam à sua mãe, incluindo uma misteriosa mensagem criptografada. Certo de que a compreensão da mensagem é a chave para entender melhor seu passado e seu presente, Júnior desenvolve uma obsessão pela história da família, ao mesmo tempo em que acontecimentos sombrios passam a fazer parte da rotina da casa.
A Denise já falou sobre esse filme nesse post – Mesmo que as produções nacionais estejam à todo vapor, aos meus olhos são apenas reflexo do que já se vê na TV. O diretor Marco Dutra se arrisca dessa vez em um tipo de suspense comumente visto em Hollywood.
Doze anos de escravidão
Vencedor do Globo de Ouro, indicado ao Oscar 2014 em 9 categorias inclusive Melhor Filme
Inspirado em: Doze anos de escravidão, de Solomon Northup (será lançado dia 24 de fevereiro pela Penguin-Companhia)
Lançamento no Brasil: 21 de fevereiro
Sinopse: Esta história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt <3).
Amor sem pecado
Inspirado em: As avós, de Doris Lessing
Lançamento no Brasil: previsto para março
Sinopse: Duas amigas de infância se apaixonam pelos filhos uma da outra. Após muitas crises, elas terão de enfretar mais um problema: ambos jovens são casados.
Eu tenho muito o que aprender sobre cinema e literatura ainda, pode ser que já exista uma história como essa por aí, real ou fictícia, mas eu nunca vi. Enredo no mínimo curioso. (E o que falar dessas mães gatonas?)
Guerras sujas
Indicado ao Oscar 2014 na categoria Melhor Documentário
Inspirado em: Guerras sujas, de Jeremy Scahill (será lançado em março pela Companhia das Letras)
Lançamento: junho de 2013 (Estados Unidos), sem data para o Brasil
Sinopse: Jeremy Scahill, repórter investigativo e autor do bestseller Blackwater, investiga dados escondidos por trás das guerras americanas, desde o Afeganistão até a Somália, dentre outras. As histórias paralelas às contadas pelo governo e empresa americana descobertas através de uma profunda jornada investigativa.
Não demora muito para criarem um novo gênero no cinema: filmes que desmentem os EUA. É sempre válido ver o outro lado da história e sair um pouco da letargia que a avalanche de notícias nos causa.
Uma longa queda
Inspirado em: Uma longa queda, de Nick Hornby (será lançado em maio pela Companhia das Letras)
Lançamento: 21 de março na Inglaterra, sem data para o Brasil
Sinopse: A trama é focada em quatro pessoas que planejam se suicidar. Aaron Paul faz um entregador de pizza, Pierce Brosnan encarna um apresentador de televisão, Toni Collette faz a mãe de uma criança deficiente e Imogen Poots vive uma adolescente problemática. Os personagens se encontram no topo de um prédio em uma noite de Ano Novo.
Motivos para assistir:
1. O sotaque britânico
2. Aaron Paul
3. A criatividade por trás dos pequenos clichês.
Eu não vi o trailer até o fim, achei que estava entregando demais. Vamos deixar um pouco pra telona, não é?
A gente é monstro
Inspirado em: A gente é monstro, de Alan Snow
Lançamento: previsto para outubro
Sinopse: Os caixatrolls são monstros que vivem debaixo das charmosas ruas de Ponterrato e saem dos esgotos, à noite, para roubar o que os cidadãos têm de mais precioso: suas crianças e seus queijos. Pelo menos é isso que dizem as lendas. Na verdade, os caixatrolls vivem numa comunidade amável e criam um garoto humano órfão e abandonado chamado Eggs. Quando as criaturas se tornam alvo de um exterminador, Eggs se aventura pelas ruas para salvá-los, juntando-se com uma garota para salvar não só os caixatrolls, mas também a alma de Ponterrato.
Se mesmo depois dessa sinopse você precisa de motivos para assistir essa fofura:
1. O sotaque britânico
2. Aaron Paul Os monstros, o bebê, o cenário, o…
3. A criatividade por trás de nenhum clichê.
Cadê você, Bernadette?
Inspirado em: Cadê você, Bernadette?, de Maria Semple
Lançamento: sem previsão
Sinopse: Bee concluiu seus estudos na Galer Street, uma escola liberal de Seattle, com as melhores notas, e tudo o que ela quer como presente de formatura é uma viagem à Antártida na companhia dos pais. Elgin é um pai ausente, mas genial: programador da Microsoft, tornou-se um rock star no mundo nerd por ter dado a quarta palestra mais vista no TED, e está prestes a lançar o Samantha 2, o projeto de sua vida. O momento não poderia ser pior para se isolar no extremo sul do planeta. A mãe, Bernadette, já não aguenta a vida em Seattle e está à beira de um ataque de nervos. poucos dias antes da viagem, ela desaparece, com medo do convívio social e de sentir enjoo durante a travessia da passagem de Drake. Agora Bee fará tudo para encontrar a mãe. Mas antes ela terá de descobrir quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem.
Ok, esqueça a sinopse, assista o trailer, ele vai te conquistar ;)
2014 promete ser um ano excelente para se passar dentro de uma sala de cinema (com ar condicionado)!
Lista daqui, com comentários amorísticos.
17 comentários sobre “8 filmes inspirados em livros que estreiam em 2014”
Os comentários estão fechados.