Uma constelação de fenômenos vitais | Anthony Marra

Traumas emocionais e mentais não se curam mais do que um osso quebrado que é deixado fora do lugar.

Guerra é sempre um tema com muito potencial a ser explorado, os infinitos pontos de vista invariavelmente nos fazem descansar o livro no colo para refletir um pouco. Em seu romance de estreia, o americano Anthony Marra usa como plano de fundo a Chechênia abalada por conflitos e ocupações desde a década de 90.

uma_constelação_de_fenomenos_vitaisHavaa, uma garotinha de 8 anos, testemunha seu pai ser levado por soldados russos e sua casa ser destruída pelas chamas enquanto se esconde na floresta munida de uma mala há muito preparada “no caso de haver uma emergência”. Ela tem uma inteligência acima do esperado para sua idade, comum entre crianças que foram obrigadas a crescer em ritmo acelerado. Em determinado momento Havaa guarda metade de uma barra de cereal por garantia, pela incerteza de quando será a próxima refeição, e então o leitor pode começar a ter seu coração despedaçado.

Akhmed é médico, formado entre os últimos da classe é uma grande decepção para aqueles que festejaram seu ingresso na universidade, o garoto que deveria crescer e se libertar de um lugar com quase nenhuma oportunidade acaba voltando para se tornar o médico da vila. Apesar do bom coração e alma de artista, o médico sofre para cuidar da esposa debilitada que nunca foi capaz de lhe dar filhos.
Akhmed assistiu a chegada dos soldados de uma pequena fresta entre as cortinas da sala, viu o amigo Dokka ser levado, os homens fardados procurando pela menina e a casa virando cinzas.

Sonja é a única médica em um hospital em ruínas. Abandonou Londres, deixando para trás uma carreira brilhante, uma vida tranquila e o noivo, na esperança de encontrar a irmã desaparecida. Conforme conhecemos mais da personagem vemos o quanto sua amargura é justificada e nos apegamos à sua força e persistência.

Os caminhos dos três se cruzam quando Akhmed decide que o hospital da cidade é o único lugar seguro para abrigar Havaa, e acaba por convencer Sonja a abrigar a menina e empregá-lo como ajudante. Solidão e as perdas unem esse trio inusitado.

A escrita de Marra é permeada por violência e doçura, com excelentes sacadas de humor e extremamente detalhista. O escritor, que mesmo tendo crescido em Washington viveu e estudou na Rússia, mostra que conhece muito bem o tema e não escreveu um parágrafo sequer sem fundamento.

Particularmente prefiro escritores que vão direto ao ponto, em vários trechos me senti um pouco perdida pelas tantas idas e vindas que o autor faz para dar profundidade a suas personagens. Porém elas são necessárias justamente pela fidelidade histórica.

Vencedor do John Leonard oferecido pelo National Book Critics Circle, além de ter sido finalista em 2013 do National Book Award e do Flaherty-Dunnan First Novel Prize, este romance merece ser considerado para sua lista.

E da Amora para a sua estante, se inscreva no sorteio para ter a oportunidade de receber um exemplar lindo e estrelado!
Regras

O sorteio é válido em todo o território brasileiro. Para participar, preencha o formulário abaixo UMA ÚNICA VEZ até às 23:59h de sexta-feira, 31 de outubro.

Por favor, preencha corretamente seu nome completo e e-mail no formulário.

O ganhador será escolhido no sábado (01 de novembro) por meio do Google Docs e Random.org e será anunciado no mesmo dia.

O prêmio será enviado diretamente pela Editora Intrínseca.

SELO SITETítulo Original: A constallation of vital phenomena
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 334