Um elefante (quase) incomoda muita gente

A primeira vez que vi David Walliams foi ao assistir Britain’s Got Talent. Com pose de lorde inglês, um sotaque maravilhoso característico e muito bom humor, ele sempre fez comentários pertinentes sobre as apresentações do programa.

Foi com grande surpresa que eu então descobri seus livros infantis, seis deles já publicados no Brasil: O Menino BilionárioO Menino de VestidoRatoburguerSenhor FedorVovó Vigarista e Um elefante (quase) incomoda muita gente. Li apenas o último, mas a sinopse de todos mostra elementos em comum: são histórias engraçadas, que fogem do senso comum e, de alguma maneira, mostram a evolução dos personagens.

Com ilustrações de Tony Ross, um dos melhores ilustradores de livros infantis da Inglaterra e diversas vezes premiado na Europa, Um Elefante é indicado para crianças com idade entre 3 e 9 anos. Isso explica o final desanimador para os adultos, que ficam com aquela impressão de “cadê o resto da história?”

IMG_20141202_202402

O menino Sam, em uma visita ao zoológico, preenche um formulário chamado “Adote um elefante”, mas não imaginava que um elefante de verdade bateria à sua porta. O novo hóspede é abusado e espaçoso, e ainda surpreende o garoto ao convidar seus outros amigos elefantes para morar com eles. 

Publicado pela Editora Intrínseca, o livro é lindo! Com capa dura e letras douradas, é o tipo de livro que a criançada vê de longe na estante e abre no chão pra ler. Por outro lado, o ebook (disponível apenas em inglês) é super interativo – você pode ouvir David narrar a história e brincar com os cenários e os joguinhos.

Mas a diversão não está restrita às pessoas com tablet: no Mundo de David você também encontra jogos para todos os livros do autor e pode imprimir a folha de atividade de Um Elefante.

Ouça David ler um trechinho da história:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/119178379″ params=”color=ff5500″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true”/]

IMG_20141202_202514IMG_20141202_202546