Trilogia da Escuridão: Noturno, Guillerme Del Toro e Chuck Hogan

A trilogia da escuridão, de Guillerme del Toro e Chuck Hogan, é formada por Noturno, A Queda e Noite Eterna. É uma história sobre vampiros como você nunca viu, leu ou ouviu falar, pensada com cuidado e escrita com muita pesquisa e suspense.

A lenda ou não dos vampiros é maleável e já encontrou diversas interpretações ao longo do tempo – até mesmo uma em que as criaturas das trevas brilham à luz do sol. Mas a versão de del Toro e Hogan retoma as raízes folclóricas do mito e retrata insaciáveis e assustadores strigoi, que, guiados pelo Mestre, destruirão o mundo como conhecemos. O vampirismo é tratado por eles como uma infecção, um “vírus” transmissível através de um agente patogênico.

Noturno, del Toro, HoganNa primeira de três partes da história, um boeing 747 vindo de Berlim chega ao aeroporto JFK, em Nova York, e, subitamente, para na pista com todas as cortinas abaixadas, luzes apagadas e o sistema de comunicação em pane. Uma equipe de emergência cerca o avião e observa, incrédula, aquele caixão branco gigante em contraste com o céu noturno. O que se vê lá dentro é uma cabine similar a um túmulo onde todos parecem mortos.

Nesse cenário conhecemos o Dr Ephraim Goodweather, chefe do Centro de Controle de Doenças que, ao lado de Nora Martinez (epidemologista), descobre quatro supostos sobreviventes no avião. Com o passar das horas, Eph vê que aquela não é uma simples epidemia e o alarme se transforma em terror quando se percebe que este misterioso acontecimento é apenas o primeiro de uma invasão que se estenderá por todo o planeta, uma onda sinistra que ressuscita os medos mais ancestrais da raça humana e dá início a uma sangrenta batalha entre homens e vampiros.

A história de del Toro e Hogan se passa em lugares que achamos seguros (nossa casa, trabalho e escolas) e o livro mostra como essa sensação de segurança é violada/quebrada. Os autores rastreiam os sobreviventes, vendo-os voltar para casa, desencadeando uma destruição doméstica massiva, que bate de porta em porta. A história segue  um ritmo CSI – Crime Scene Investigation: é uma investigação de um caso real do ponto de vista lógico cuja resposta, nesse caso, gera incredulidade.

Corey StrollEmbora não tenham escrito os livros pensando em série televisiva, esse desenrolar era esperado, devido ao número de fãs que as páginas da trilogia carregam. Em uma entrevista, del Toro conta que ao apresentar uma sugestão de roteiro para a Fox, eles disseram que se interessariam se ele transformasse a história em uma comédia. Não demorou muito para o canal mudar de ideia, possivelmente ao perceber o sucesso que a história faria. Com a gravação do piloto prevista para os próximos meses, a série já tem um rosto para o médico protagonista que será interpretado por Corey Stoll (careca, quem diria?).

Enquanto a produção não sai, é possível satisfazer a imaginação com a adaptação em quadrinhos escrita por David Lapham com desenhos de Mike Huddleston e publicada pela Dark Horses Comicsclique aqui para ver!

Coleção: TRILOGIA DA ESCURIDAO, V.1
Autor: DEL TORO, GUILLERMO e HOGAN, CHUCK
Tradutor: REGO, SERGIO MORAES e REIS, PAULO
Editora: ROCCO