TRILOGIA DA ESCURIDÃO: A QUEDA, GUILLERME DEL TORO E CHUCK HOGAN

A Queda é o segundo de três volumes da Trilogia da Escuridão, escrita pelo mexicano Guillermo del Toro e o americano Chuck Hogan. A resenha da primeira parte Noturno, você pode ler clicando aqui.

No primeiro livro, um boeing 747 vindo de Berlim chega ao aeroporto JFK, em Nova York, e, subitamente, para na pista com todas as cortinas abaixadas, luzes apagadas e o sistema de comunicação em pane. Coisas estranhas passam a acontecer – mortos voltam à vida, vizinhos desaparecem – e o dr. Ephraim Goodweather, ao lado da epidemologista Nora Martinez, o exterminador de ratos Vasily e o sábio Abraham Setrakian, sai à caça do Mestre dos strigoi em uma tentativa de proteger sua família e o mundo em que vivem da ameaça vampírica. Mesmo sabendo que a história não terminaria ali – porque hellooo, tem mais dois livros – o final é de cair o queixo e te fazer correr para a continuação.

O segundo livro não é só uma ponte entre o aterrorizante começo e a esperada conclusão, com um papel simplesmente conectivo – é parte importante do desenvolvimento da  história. Um ponto interessante é que del Toro e Hogan escreveram a continuação de um jeito que você pode ler o segundo sem ler o primeiro e ainda saber quem são os participantes e seus papéis.

Spoil alert! Nesta parte da saga, Ephraim precisa lidar com uma ex-esposa vampira que deseja lançar o ferrão na garganta de seu filho Zack, além de ajudar o velho Setrakian a conseguir o Occido Lumen, a bíblia dos vampiros que conta a origem dos seres das trevas e o segredo para a destruição deles. O envolvimento de Vasily na história aumenta e nos faz ver o outro lado do exterminador de vampiros ratos: um homem esperto, corajoso e sensível. Também conhecemos um pouco mais da história de Nora e as dificuldades para cuidar de sua mãe com mal de Alzheimer em meio a uma epidemia fora de controle. Além disso, os Antigos se manifestam e se juntam não à equipe de Eph, mas à causa: destruir o Mestre.

Embora não tenham escrito os livros pensando em série televisiva, esse desenrolar era esperado, devido ao número de fãs que as páginas da trilogia carregam – a gravação do piloto está prevista para os próximos meses. Enquanto a produção não sai, é possível satisfazer a imaginação com a adaptação em quadrinhos escrita por David Lapham com desenhos de Mike Huddleston e publicada pela Dark Horses Comics – clique aqui para ver!

Coleção: TRILOGIA DA ESCURIDAO, V.1
Autor: DEL TORO, GUILLERMO e HOGAN, CHUCK
Tradutor: REGO, SERGIO MORAES e REIS, PAULO
Editora: ROCCO