Lua de Larvas | Sally Gardner

 É que os “e se” são infinitos como as estrelas.

Não me recordo onde li que Lua de Larvas era um YA sobre bullying, não busquei mais informações e comecei a ler na expectativa de um romance sobre um garoto rejeitado com um olho de cada cor. Felizmente eu não poderia estar mais enganada.

Lua de Larvas

Claro, Standish Treadwell é um garoto com heterocromia, além de dislexia, que enfrenta grande violência no colégio que frequenta, no entanto o cenário que incita seus colegas é o verdadeiro astro deste livro.

Standish vive com o avô em uma sociedade opressora conhecida como Terra Mãe, rodeado por desigualdade, violência e vigilância. Logo nas primeiras páginas é possível notar as referências à Alemanha nazista da Segunda Guerra. Na escola, cada dia é um novo desafio, onde o garoto tenta sobreviver e não ser expulso.

Apesar dos horrores de seu mundo, Standish é um garoto doce e inteligente, por não conseguir ler muito bem desenvolveu uma excelente técnica de ouvido, quando se concentra consegue entender qualquer idioma, ele descobriu sozinho a essência das palavras.

Tem os que pensam nos trilhos, e depois tem você, Standish, uma brisa no parque da imaginação.

Sua rotina muda, quando chegam novos vizinhos e conhece Hector, talvez seu primeiro e único amigo. Hector traz novo colorido à vida do nosso herói, Standish passa a compreender melhor o que realmente se passa à sua volta e ter esperança de um futuro de liberdade.

Veja bem, eles cantam só lá do outro lado da água.
Aqui o céu despencou há muito tempo.

Quando Hector é levado por oficiais da Terra Mãe, Standish traça um plano de resgate mais poderoso que muito golpe de estado, mas essa parte você só vai descobrir lendo mesmo. ;)

A escritora Sally Gardner também é disléxica e só aprendeu a ler com 14 anos, é uma grata surpresa e exemplo para os educadores que ela tenha desenvolvido tão bem o dom de contar histórias. Sua escrita é seca e sem rodeios, e mesmo assim não deixa de ser poética

Cheio de metáforas e delicadezas, Lua de Larvas é como uma caixa de feijõezinhos de todos os sabores, impossível saber o que virá a seguir.

Título Original: Maggot Moon
Tradução: Waldéa Barcellos
Editora: wmfmartinsfontes
Páginas: 291