por Camila Navarro*
“Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra” – Hazel Grace
A Culpa é das Estrelas, de John Green, é o meu queridinho de 2013! Sei que o ano ainda está no começo e tenho muito para ler, mas me apaixonei pela história, pelos personagens, pela sensação e pensamentos que ele me causou.
Conforme prometido na capa, ele me fez rir e chorar: o livro tem um início leve e engraçado para apresentação das personagens e, conforme a história se desenrola, nos envolve e nos faz apaixonar pelos personagens.
Os sentimentos do Gus e da Hazel são puros e a forma como ele batalha para realizar o sonho dela é encantador, e com isso tenho certeza que ele não será esquecido – algo que o preocupa muito, uma das maiores questões pessoais do Gus.
Eles mostram que por mais difícil que seja uma situação é possível sorrir, que a decepção não deve ser vista de forma negativa e que erguer a cabeça, manter a esperança e olhar pra frente nos permite viver coisas incríveis.
No livro acontece uma reviravolta que me fez questionar coisas da vida, e particularmente, amo quando isso acontece.
Assuntos delicados – como a morte – foram tratados de maneira diferente de outros livros, e, mesmo sem ser apelativo, tem seus momentos tristes – é claro que chorei.
A Culpa é das Estrela não é apenas uma história, e sim algo que deixou uma marca na minha vida. Adorei a forma que John Green escreve, ele entrou para meu top ten de autores. Já comecei a ler o Quem é você Alasca?.
Quero reler a historia até saber cada palavra de cada linha, absorver cada lição e frases que me fizeram refletir durante a leitura.
*Camilla adora ler, fã incondicional de Bon Jovi e boa música, apaixonada pelos enlatados americanos e seus autores preferidos são Nicholas Sparks, J.D. Robb, Jodi Picoult e John Green.