Don’t let the movie ruin the book

Eu tenho um problema com adaptações. A Amanda tem um problema com adaptações. A maioria das pessoas que conheço que gostam de ler tem algum problema com adaptações. E pelo visto muita gente pelo mundo se sente incomodada  quando o assunto é adaptação para o cinema.

Não que seja uma coisa ruim, de forma alguma, mesmo porque acredito que grandes histórias devam chegar ao grande público e infelizmente a leitura ainda é um hábito elitizado (não gosto dessa palavra, mas acho que é a que melhor descreve), mas para minha esperança, este cenário tem mudado com a popularidade dos romances teen, e que torço para que sejam o primeiro passo para os novos leitores (BTW, assunto pra outra hora).

Uma fatia considerável dos sucessos de bilheteria recentemente lançados foi baseada em livros, e a maioria dos espectadores não leu, ou nem mesmo sabia da existência dos mesmos. E a campanha “Read it first”, foi criada para incentivar a leitura, e a imaginação, antes de ver as cenas projetadas na telona (ou na telinha).

Para participar, basta acessar o site, clicando na imagem acima, e preencher com os seus dados, e jurar, sempre que humanamente possível ler os livros antes de assistir aos filmes. Se você não quiser ser tão drástico, pode prometer ler quando bem entender, e mesmo assim receber notificações sobre futuros lançamentos baseados em livros. ;)

É preciso compreender que o filme é a interpretação de uma pessoa, com toda certeza uma pessoa que estudou e pesquisou muito, mas ainda assim é passível de falhas. Ás vezes podemos nos decepcionar com a adaptação de um livro que gostamos muito, mas o prazer também está na surpresa e em poder comparar as diferenças, ou ver que compartilhamos certos pontos de vista.

Se dê o direito e o prazer de ter uma primeira opinião.

Descobrimos pelo blog: Introducing you a Book