Trechos inéditos do Guia do Mochileiro das Galáxias

Na mesma semana do Dia da Toalha (ou Towel Day), celebrado em 25 de maio pelo fãs em homenagem ao Guia do Mochileiro das Galáxias, o jornal The Gardian anunciou que novos trechos da saga seriam publicados na biografia do britânico Douglas Adams, intitulada pela gíria do próprio autor para se referir a uma pessoa incrível: The Frood.

O Guia surgiu como um programa da rádio BBC e devido ao sucesso ganhou a série de 5 livros. A história começa com a destruição da Terra por alienígenas que pretendem construir uma via expressa intergaláctica passando por cima do planeta.

Após a morte de Adams em 2001, o escritor já teve uma obra póstuma lançada em 2002 (The Salmon of Doubt), com trechos retirados de seu HD da obra que trabalhava no ano em que faleceu. Dessa vez os fragmentos são dos livros da série e foram encontrados pelo biógrafo Jem Roberts, a quem foi dado livre acesso a todo material de Adams.

Robert alegou que “ninguém nunca tinha pensado que ele (o autor) havia deixado uma trilha de papéis. Douglas Adams era o rei das novas tecnologias e as pessoas provavelmente pensaram que ele tinha feito uma enorme fogueira com todos aqueles documentos. Mas há caixas e caixas de cadernos, um monte de textos datilografados, papéis impressos a partir do computador… um trabalho enorme.”

“Nenhuma dessas coisas está terminada”, o biógrafo acrescentou. “É muito importante contextualizar este material de forma apropriada… eu entendo pessoas achando que esse é um material bruto e que ele não gostaria que fosse visto. Passei parte da biografia me perguntando o que Douglas iria querer… mas há tantas piadas boas de Douglas Adams que foram completamente seladas pelos últimos 20 anos. Acho maravilhoso que finalmente vamos poder ler algumas dessas coisas”, completou.

A obra está prevista para outubro, no Reino Unido, e deve ser publicada pela editora Preface, que faz parte da Random House.

 

Fonte: The Guardian