O que você vai ser quando crescer?

– O que você vai ser quando crescer?

Essa perguntinha, aparentemente inofensiva me assombra desde a infância até os dias de hoje. Sempre tinha um adulto a postos para fazer “A pergunta” e me deixar sem resposta.

Até parece que todas as crianças do mundo sabem o que querem ser quando crescer, mas a maioria tem uma resposta, geralmente essa resposta muda uma vez por mês, mas tudo bem, tudo que os adultos querem é uma resposta determinada, qualquer uma. Acontece que eu não tinha uma resposta.

– Linda da tia, o que você vai ser quando crescer?

– Não sei tia.

A decepção era visível. Então tive que me agarrar a algo, comecei a copiar o que as outras crianças falavam.

-Junior, o que você vai ser quando crescer?

– Piloto de avião.

-E você Mari?

– Aeromoça!

Pronto o problema estava resolvido. E esteve resolvido por alguns anos, até a época do vestibular, quando eu quis ser médica, fisioterapeuta, psicóloga, humanitária, tradutora e até mesmo militar. Porém apesar das vontades passageiras, alguns anos depois estava formada em Informática com ênfase em redes.

Hoje em dia não me perguntam mais o que eu quero ser quando crescer, já passei da idade, mas a pergunta continua me assombrando, porque eu continuo sem resposta. Se eu fosse dona do mundo baixaria um decreto que mudaria a pergunta para: – O que você vai fazer para crescer?

Aí sim eu teria a resposta na ponta da língua:

– Vou sonhar, vou viajar, vou conhecer, vou admirar, vou doar, vou ajudar, vou trabalhar e principalmente vou comer.

– Comer?

– Sim, vou almoçar livros, jantar jornais e às sextas vou devorar um gibi estrangeiro. E o mais importante vou me deliciar após todas as refeições sabendo que vou ser uma pessoa melhor porque estou crescendo.