Amora Literária | Cultura como você nunca provou!

Cine Holliúdy

Um filme que levou 23 mil pessoas às salas de cinema apenas no fim de semana de estreia. Você pensou em Os Vingadores, Batman O Cavaleiro das Trevas ou Percy Jackson? Pois estamos falando de Cine Holliúdy, o primeiro filme falado em “cearensês” e legendado em português para facilitar o entendimento do público.

Rejeitado por diversos festivais e desacreditado por críticos que afirmavam que o filme não teria chance em circuito comercial, o longa não só demonstrou um grande potencial para lotar as sessões dos grandes cinemas, como arrancou elogios de Fernando Meireles, diretor de filmes como “Cidade de Deus” (2002) e “Ensaio sobre a cegueira” (2008), que teceu comentários sobre o longa fazendo referência a Charles Chaplin e comparando Edilmar Filho, protagonista do filme, a Oscarito.

O diretor Halder Gomes disse que o plano era fechar a carreira do filme com 100 mil ingressos vendidos em todo o Brasil, mas agora tudo isso mudou. “Faremos isso apenas no Ceará. Semana que vem, teremos mais três salas no Estado e devemos chegar aos 45 mil pagantes. Se o resto do Nordeste acompanhar o sucesso, chegaremos a São Paulo em meados de setembro”, diz o diretor.

Genial, engraçadíssimo e um filme brasileiro fora da curva, para a alegria de todos nós.