Leia para uma criança

No Brasil existem 18 milhões de crianças entre 0 e 5 anos e eu imagino quantas delas ouvem uma história antes de ir dormir. Parece um clichê, mas crianças que ouvem histórias têm mais facilidade de aprender e crescem mais criativas e felizes.

O Itaú lançou a campanha desse ano do projeto Leia para uma criança, que já distribuiu mais de 22 milhões de livros pelo Brasil. A ideia é simples e genial e tem melhorado a cada edição. Para dar uma ajudinha aos adultos e alegrar as crianças, o Itaú também criou um aplicativo que traz Máscaras Divertidas, Animalivro e uma Engenhoca de Sons para deixar as histórias ainda mais encantadoras! Para fazer o download e pedir os livros é só acessar: www.itau.com.br/itaucrianca.

collage

Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro do Brasil – Itaú

As histórias aumentam o vocabulário e capacidade de compreender o mundo, além de serem excelentes companheiras para salas de espera, hora da brincadeira e, por que não, a hora do banho – o banho é muito prazeroso para a criança, por isso livros de plástico são ideais para esse momento e ajudarão a criança a associar a leitura a um momento gostoso.

Veja outras dicas para incentivar jovens leitores:

– Livros com muitas ilustrações e pouco texto são adequados para crianças acima de cinco anos, que poderão criar histórias com base nos desenhos ou interpretá-los.

– Passeios a feiras de livros são encantadores para as crianças. Lá elas encontram as mais diferentes opções de leitura e se entusiasmam com o ar de magia e mistério.

– Leve seu filho para passear em bibliotecas e livrarias que deixem a criança manusear os livros. O contato com o autor do livro pode estimular a curiosidade.

– Conte histórias para a criança na cama. Faça perguntas simples para prender a atenção delas. Se a história for sobre animais, pergunte se ela já viu uma baleia, por exemplo, e peça para ela descrevê-la.

– Não repreenda a criança pela folha do livro rasgada, acidentes acontecem. Converse e o ajude a criar responsabilidade.

São pequenas atitudes que podem garantir um futuro melhor (: