Alice no País das Maravilhas
Alice: Quanto tempo dura o eterno?
Coelho: As vezes apenas um segundo.”
Alice no país das maravilhas é um dos ‘clássicos da Disney’ mas até a onde nós (leia-se eu) realmente conhecemos a história de Alice? Foi exatamente esse pensamento que me impulsionou a ler.
Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare…”
Lewis Carroll publicou em 1865 essa obra, logo ela se tornou famosa. Dizem as más línguas que ele se inspirou em uma menina (de 3 anos) por quem era apaixonado (é, apaixonado mesmo ¬¬’ – e ele já tinha cerca de 24 anos).
A história do livro inicia com Alice caindo da toca de um coelho e indo parar no país das maravilhas, cheio de seres fantásticos e coisas absurdas (que nós fazem lembrar aqueles sonhos sem pé nem cabeça que temos as vezes sabe?).
Eu vi em 2010 a adaptação cinematográfica de “Alice” e essa era a única lembrança da ‘história’. Acontece que a adaptação usa os personagens, mas não a história. Ou seja, não tem quase nada a ver com o livro. Já a adaptação cinematográfica feita em 1951 é bem mais fiel ao livro.
O livro propriamente dito pra falar bem a verdade não tem uma história, é uma serie de devaneios sonhados por uma menina. Eu senti que eu deveria ter fumado um narguilé – ou algo mais forte – igual a lagarta para conseguir entender o livro. Vai ver eu que não entendi o recado do Lewis: “A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível.”
Os personagens são interessantes, não há como negar. Mas tem personagens totalmente sem nexo, senso ou algum tipo de atrativo (como a Mock-Turtle – traduzida como Tartaruga Falsa).
Resumindo, gostei da adaptação cinematográfica de 2010, não lembro da de 1951 e prefiro não fazer mais comentários sobre o livro(me sinto mal de não gostar de um livro):
Vale também ouvir a música tema dessa adaptação, que eu ADORO <3:
4 comentários sobre “Alice no País das Maravilhas”
Os comentários estão fechados.